Marchador brasiliense confirma favoritismo na etapa bronze do Tour Mundial e reforça preparação para o Mundial de Marcha Atlética, com apoio do Ministério do Esporte
O marchador e beneficiário do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, o brasiliense Caio Bonfim, conquistou neste domingo (25) o 15º título da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026. No evento, realizado neste domingo (25) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, o atleta terminou a prova com o tempo de 1.28:00.
O campeão mundial marchou a distância olímpica, e com o resultado confirmou o título de Melhor Atleta do Ano recebido da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na última quinta-feira (22) em cerimônia na Arena Pacaembu, em São Paulo.
O evento, etapa do Tour Mundial da World Athletics, tem o mesmo percurso do Mundial por Equipes, a ser realizado em 12 de abril, na Capital Federal, com a presença de 400 atletas de 50 países.
“É muito importante testar o percurso, ver o que temos de vantagem. Fico feliz de chegar até aqui, de ter a oportunidade de estar em casa e conquistar este título com a família, com as pessoas que me apoiavam desde as Olimpíadas Rio 2016. Estou satisfeito com o tempo de hoje, foi um percurso novo, de meia maratona. Preciso trabalhar muito e estudar mais o percurso. É um evento teste, a gente vai pegando as manhas para chegar pronto ao mundial”, afirmou Caio Bonfim.
No final da prova, Caio agradeceu a presença da torcida que apoiou e gritou por 21 voltas. “A galera acordou cedo para torcer, isso é muito legal, isso é uma prévia do que irá acontecer no mundial. No momento o brasiliense está de férias e aproveita para viajar. Isso é um treinamento para o mundial, a gente tem que lidar com a responsabilidade da torcida, pois a festa é para ela”, ressaltou o campeão.
A atleta Gabriela Muniz também contemplada no Programa Bolsa Atleta conquistou a vitória na meia maratona feminina com a marca de 1:45.01. Os vencedores da Copa Brasil já estão classificados para o Mundial de Marcha Atlética, em abril.
“Estamos em janeiro, ainda no treinamento de base para a temporada. Até um mês atrás, o volume de treinamento estava bem alto. Mas estou feliz de começar o ano assim. Agora, é focar para o Mundial.,” disse Gabi. Ao seu lado, Mayara Vicentainer (IABC-FMEBC-SC), com 1:50:00, e Laryssa Frois (Curitiba SMELJ-PR), com 1:52:50, completaram o pódio.
“É importante uma competição nível bronze pela primeira vez no Brasil, e também a soma dos pontos para os atletas no mundial. A parceria com o Ministério do Esporte por meio do Bolsa Atleta, Lei de Incentivo ao Esporte e Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) são fundamentais para apoiar os atletas e para a realização de eventos como esse”, destacou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta.
Confira os resultados da competição
A Copa Brasil contou com a participação de 125 atletas, de 36 clubes e 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Três atletas olímpicos além de Caio Bonfim e Viviane Lyra – Max Batista (CASO-DF), Matheus Correa (AABLU-SC) e Gabriela Muniz (CASO-DF) também competiram.








