Luminárias convencionais estão sendo substituídas por equipamentos de LED, mais econômicos e eficientes
A comunidade da Vila Basevi, em Sobradinho II, comemora: desde quinta-feira (10), equipes da CEB Ipes trabalham na a substituição de 138 luminárias convencionais amarelas por modelos de LED. A nova iluminação pública, que faz parte do programa Luz que Protege, vai levar mais qualidade de vida aos três mil moradores da Vila.
“Eu ainda não vi uma lâmpada de LED instalada em poste, mas imagino que seja muito boa, bem clara e potente”, disse Waldemar da Silva, 65 anos, morador da Vila Basevi há quatro décadas. “Agradeço demais à CEB, porque agora, na hora de entrar e sair de casa, vamos perceber alguém se aproximar”. O administrador de Sobradinho II, Osmar Felício, endossa: “Certamente o LED trará muitos benefícios para a população, que poderá circular com mais segurança pela Vila”.
Segurança
A segurança da população é o principal objetivo do programa Luz que Protege, desenvolvido pela CEB. “Com base em informações fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública [SSP], elaboramos e executamos projetos em locais sensíveis ao maior índice de criminalidade, levando cidadania por meio da iluminação pública de qualidade”, declarou o presidente da CEB, Edison Garcia.
Os recursos para a execução do projeto, cerca de R$ 98 mil, são provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), empenhados por emenda legislativa proposta pelo deputado Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
*Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA, Edição: CHICO NETO, com informações da CEB Ipes