Projeto realiza mesa redonda em torno do tema Ciências da Computação para jovens, em Sobradinho/DF, dia 27 de novembro.

 

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de emprego e inclusão digital para jovens em vulnerabilidade e pessoas com deficiência, inaugurado em março de 2014 em Sobradinho Brasília (DF), o Centro de Tecnologia Inclusiva POETA (Programa para Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas). trata-se de um espaço de encontro, aprendizagem e comunicação que oferece acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação e aos conteúdos curriculares POETA, com o objetivo de melhorar as condições de vida das comunidades onde se encontra.

O Centro POETA consiste em salas adaptadas, equipadas com computadores e acesso à Internet. Por meio do uso da Tecnologia Assistiva – ferramentas que permitem às pessoas com deficiência interagir com as tecnologias da informação – e de um grupo especializado de instrutores qualificados, o centro oferece à população-alvo a possibilidade de inclusão no mundo do trabalho.

Em 2018, o Centro POETA e as Obras Sociais Jerônimo Candinho estão promovendo a segunda mesa redonda em torno do tema Ciências da Computação para jovens.

No ano passado a abordamos a inserção da mulheres nas áreas de Tecnologia da Informação, diz a Coordenadora do Centro POETA Brasília, Rozemere Neves, neste ano vamos abordar a democratização das Ciências da Computação. Queremos com este debate influenciar o jovem, sobretudo as jovens para ocuparem este espaço no mercado de trabalho, desmistificar, empoderar.

No dia 27 de novembro das 9:00 as 11:30 teremos uma Mesa Redonda cujo tema será “TI para todos” (Tecnologia da Informação para todos, com intuito de debater a democratização e instrumentalização dos jovens em vulnerabilidade nas carreiras e tecnologia da informação.

Para participar do Programa POETA em Brasília, basta ter idade a partir de 16 anos e preencher uma ficha no CAPED, localizado na Quadra 12, área reservada 3 – Sobradinho, DF. Para mais informações, basta ligar no telefone (61) 3387-5658 ou enviar e-mail para osjcpcd@gmail.com.

 

Programação:

 

HORÁRIO

ATIVIDADES

8h15 – 8h45

Recepção e crachá

8h45 – 9h00

Abertura do evento

Vídeo do caso exitoso 2017

Discurso de boas-vindas e abertura oficial do evento, realizado pela Sra. Maria Liliana Mor – Diretora de Programas da The Trust for the Americas / OEA – Projeto POETA YouthSpark.

9h00 9h20

Início da Mesa redonda:

Tema 1: O Curso Superior de TI na Unb

Professoras do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Brasília

Aleteia e Maristela

9h20 – 9h40

Tema 2: Faculdade de Ensino a Distância em TI

Professora Mariana (LAUREATE)

9h40 10h00

Intervalo e lanche

10h00 – 10h20

Tema 3: Como montar o seu próprio negócio?

Abílio (Gestor do SICOOB)

10h20 – 10:40

Tema 4: Ciência da Computação e Marketing

Gustavo Vicente Santana (Agência de Comunicação Mekkalabs)

10h40 – 11h00

Discussão e momento para perguntas

11h00 – 11h10

Encerramento