Após um ano sem acontecer, devido à pandemia do novo coronavírus, a Semana do Produtor Rural de Sobradinho será realizada do dia 23 (terça-feira) ao dia 26 (sexta) de novembro. O evento terá oficinas, palestras, atividades de atenção à saúde do trabalhador rural e apresentação musical. O destaque é a edição especial da Feira Rural do Condomínio Alto da Boa Vista, com participação de produtores convidados.

De acordo com a gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Clarissa Campos, o objetivo é unir os espaços rural e urbano para apresentar o que de melhor tem sido produzido no campo do Distrito Federal. “A atividade une as populações em torno de uma alimentação saudável, segura e de qualidade”, avalia a engenheira-agrônoma.

A Semana do Produtor Rural acontecia no Parque Jequitibá, que está passando por uma reforma. “Por isso, resolvemos fazer no condomínio, onde a Feira Rural já está consolidada, funcionando todas as terças-feiras no final da tarde”, reforça Clarissa.

Na terça (23), além da realização da feira, haverá um Dia Especial de Saúde, com coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, exames toxicológicos para os trabalhadores rurais e vacinação contra a gripe. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde.

Produção orgânica, recuperação de nascentes, meliponicultura, associativismo e cooperativismo, plantas medicinais e multifuncionais, produção de banana, oficinas de panetone, suculentas e ceviche de tilápia e banana: essas são algumas das atrações da Semana do Produtor. Além disso, a Feira Rural do CABV vai oferecer ao cliente produtos orgânicos, de agroindústrias, sorvetes, cervejas artesanais e diversos outros diretamente da agricultura brasiliense.

As palestras acontecerão nos núcleos rurais atendidos pelo escritório de Sobradinho: Núcleo Rural Sobradinho I, Córrego do Ouro, Lago Oeste, além dos assentamentos Chapadinha e Contagem.


Serviço
Semana do Produtor Rural de Sobradinho
Dias: 23 (terça) a 26 (sexta) de setembro
Local: Condomínio Alto da Boa Vista – Sobradinho
Feira Rural: de 17h às 21h
Programação completa: aqui

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Fonte: Rinaldo Costa/Emater