As vagas são para as unidades de Taguatinga e Sobradinho. Ao todo, são 27 oportunidades. Os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental em 2020

Entre esta segunda-feira (4/1) e 15 de janeiro, ficam abertas as inscrições gratuitas para as vagas remanescentes do primeiro ano do Novo Ensino Médio nas escolas de Taguatinga e de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesi-DF.

São 27 oportunidades para 2021. Dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridade na matrícula, mas a comunidade também pode concorrer. O edital é voltado para pessoas de baixa renda.

Os candidatos devem ter cursado o 9º ano do ensino fundamental no ano letivo de 2020. É preciso ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2021 e no máximo 16 anos no ato da matrícula.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line e anexar:

  • Boletins de notas do 6º, 7º e 8º ano ou o histórico escolar do ensino fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno estudou;
  • Declaração de baixa renda: o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal;
  • Cópia da carteira de trabalho: página que comprove vínculo com a indústria, devendo ser identificado o CNPJ da empresa contratante. Este documento é exigido apenas de trabalhadores da indústria.

Critérios para seleção

A documentação das notas escolares servirá para a análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de português, matemática, história e geografia. O critério de distribuição das vagas prioriza dependentes de trabalhadores da indústria, que tenham média somada das quatro matérias nos três anos acima de sete pontos.

As vagas remanescentes também podem ser preenchidas pela comunidade, com a mesma regra de avaliação. A classificação dos candidatos será em ordem decrescente de acordo com o desempenho escolar, ou seja, da maior para a menor média.

O primeiro critério para desempate será a nota de português. Persistindo o empate, a vaga será do candidato com maior nota em matemática. O terceiro critério de desempate é quem tem maior idade.

Fonte: EuEstudante/ crédito: Sistema Fibra/ Reprodução)