O Senac-DF abrirá inscrições, de 16 a 30 de abril, para 4.400 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas de baixa renda.  As oportunidades fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e os cursos são das áreas de Beleza, Saúde, Gestão e Negócios, Gastronomia, Informática, Turismo e Lazer, Moda e Comunicação. Serão disponibilizadas no total 165 turmas em 79 cursos técnicos e de formação inicial e continuada com opções para os turnos matutino, vespertino e noturno. A inscrição deverá ser realizada pelo site do Senac (df.senac.br/psg/#/consulta-de-vaga), onde também está disponível o edital. Cada candidato poderá se matricular em até dois cursos, desde que sejam realizados em turnos diferentes.

As turmas ofertadas serão desenvolvidas na modalidade presencial nas unidades de Taguatinga, Gama, Ceilândia, Setor Comercial Sul (TTH e Jessé Freire), 903 Sul, Sobradinho e Ações Móveis (entidades parceiras). Porém, enquanto o Senac-DF constatar que há a necessidade de adoção de medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus, as atividades educacionais serão desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos (atendimento remoto), e/ou com atividades flexíveis entre presencial e remoto conforme protocolos internos.

Para participar dos cursos do Programa Senac de Gratuidade é necessário possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos; ter idade igual ou superior à idade mínima exigida para acesso ao curso; ter a escolaridade exigida para o curso escolhido; e não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência.

A classificação dos inscritos obedecerá aos seguintes critérios: atendimento aos requisitos de acesso, ordem de inscrição e quantidade de vagas ofertadas no curso escolhido. O resultado da classificação será divulgado no dia 14 de maio no site do Senac-DF (df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas). As aulas terão início nos meses de junho e julho.

Neste edital serão ofertados oito cursos técnicos: em Administração, Contabilidade, Farmácia, Hemoterapia, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Secretariado, que possuem carga horária que varia entre 800 e 1200 horas.

Os demais são cursos livres (formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização), destinados a quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos em determinada área. Entre eles estão: Açougueiro, Administração em Serviços Hospitalares, Administrador de Banco de Dados, Assistente de Logística, Assistente de Pessoal, Barbeiro, Bartender, Cabeleireiro, Camareira, Confeiteiro, Construção de Websites com PHP e MySQL, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Consultoria de Imagem, Costureiro, Cozinheiro, Depilação Masculina, Design de Sobrancelhas, Gestão de Condomínio, Manicure e Pedicure, Maquiador, Modelista, Organizador de Eventos, Recepcionista, Salgadeiro, Tributação nas Operações Comerciais, Vendedor, Vitrinismo e Visual Merchandising para Varejo de Moda, entre outros.

Confira os cursos ofertados por unidade.

SENAC CEILÂNDIA
Cursos: Administração em Serviços Hospitalares, Administrador de Banco de Dados, Assistente de Logística, Assistente de Pessoal, Assistente de Secretaria Escolar, Faturamento de Serviços de Saúde, Manicure e Pedicure, Recepção em Serviços de Saúde e Técnicas Avançadas de Word, Excel e Power Point.
Total de vagas: 400

SENAC GAMA
Cursos: Administração em Serviços Hospitalares, Assistente de Logística, Barbeiro, Faturamento em Serviços de Saúde, Recepcionista, Recepção em Serviços de Saúde, Recrutamento e Seleção de Pessoas, Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint, Técnico em Secretariado e Técnico em Recursos Humanos.
Total de vagas: 302 vagas

SENAC JESSÉ FREIRE (SCS)
Cursos: Assistente de Logística, Assistente de Pessoal, AutoCAD – Desenho de Ambientes em 2D, Branding e Marketing de Moda, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Editor de Projeto Visual Gráfico, Microsoft Power BI Básico, Operador de Computador, Recepcionista, Técnico em Administração e Vitrinismo e Visual Merchandising para Varejo de Moda.
Total de vagas: 290

SENAC 903 SUL
Cursos: Análise de Faturamento de Serviços de Saúde, Atualização no Tratamento de Feridas e Curativos, Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência, Especialização Técnica em Oncologia, Noções de Interpretação de Exames Clínicos Laboratoriais, Recepção em Serviços de Saúde, Técnico em Farmácia e Técnico em Hemoterapia.
Total de vagas: 300

SENAC SOBRADINHO
Cursos: Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria, Administração em Serviços Hospitalares, Assistente de Secretaria Escolar, Cabeleireiro, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Consultoria de Imagem, Costureiro, Design de Sobrancelhas,
Excel com Vba e Dashboard, Faturamento de Serviços de Saúde, Microsoft Power Bi – Avançado, Microsoft Power Bi – Básico, Técnico em Administração e Técnico em Recursos Humanos.
Total de vagas: 302

SENAC TAGUATINGA
Cursos: Administração de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria, Administração em Serviços Hospitalares, Análise em Faturamento Hospitalar, Assistente de Pessoal, Assistente de Secretaria Escolar, AutoCAD – Desenho de Ambientes em 2D, Auxiliar de Cozinha, Construção de Websites com PHP e MySQL, Controle de Fluxo de Caixa e Ponto de Equilíbrio, Depilação Masculina, Faturamento de Serviços de Saúde, Ferramentas de Marketing Digital, Front-End: HTML, CSS, Bootstrap, JL e JQuery, Gastronomia para Pessoas com Restrições Alimentares, Liderança Coach, Microsoft Power Bi – Básico, Microsoft Power Bi – Avançado, Operador de Computador, Pizzaiolo, Recepcionista, Recrutamento e Seleção de Pessoas, Recursos de Glosas Aplicados ao Faturamento de Serviços de Saúde, Salgadeiro, Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint, Técnicas Básicas para Cozinheiro, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Secretaria Escolar e Tributação nas Operações Comerciais.
Total de vagas: 1.142

SENAC TTH (GASTRONOMIA)
Cursos: A Arte de se Comunicar e Vender Mais, Açougueiro, Assistente de Pessoal, Bares e Restaurantes: Gestão Operacional, Bartender, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Camareira(o) em Meios de Hospedagem, Congelamento de Alimentos, Cozinha: Gestão de Processos e Pessoas, Cozinheiro, Desenvolvimento de Equipes, Elaboração de Cardápios: Planejamento e Precificação, Garde Manger, Garçom, Gastronomia para Pessoas com Restrições Alimentares, Inteligência Emocional e Vendas, Liderança Coach, Organizador de Eventos, Padeiro, Recepcionista, Recrutamento e Seleção de Pessoas, Sustentabilidade Aplicada à Cozinha, Técnicas de Petiscos e Comida de Boteco e Vendedor.
Total de vagas: 612

SENAC AÇÕES MÓVEIS

Biblioteca de Brazlândia
End.: St. Norte q 24 Conjunto C12
Cursos: Assistente de Pessoal, Assistente de Secretaria, Design de Sobrancelha e Maquiador.
Total de vagas: 120

Casa Azul
Cursos: Assistente de Pessoal, Assistente de Secretaria e Operador de Computador.
Total de vagas: 120

Recanto das Artes
Cursos: Assistente de Logística, Confeiteiro, E-Commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico e Gestão de Condomínio.
Total de vagas: 130

Administração Regional do Paranoá
Cursos: Assistente de Logística, Assistente de Secretaria Escolar, Cabeleireiro, E-Commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico e Gestão de Condomínio.
Total de vagas: 170

CAPEMI
Cursos: Assistente de Logística e Assistente de Secretaria Escolar.
Total de vagas: 60

Administração Regional do Riacho Fundo
Cursos: Assistente de Pessoal e Assistente de Secretaria.
Total de vagas: 60

Administração Regional de Santa Maria
Cursos: Agente de Alimentação Escolar, Assistente de Logística, Assistente de Secretaria, Modelista, Operador de Computador e Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint.
Total de vagas: 164

Administração Regional de São Sebastião
Cursos: Assistente de Logística, Confeiteiro, Costureiro, Gestão de Condomínio, Modelista, Operador de Computador e Técnicas Avançadas de Word, Excel e PowerPoint.
Total de vagas: 208

Administração Regional de Samambaia
Curso: Barbeiro
Total de vagas: 20

Fonte: Silvia Melo