segunda-feira, setembro 9, 2024
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Semob retoma treinamento com motoristas de ônibus para garantir segurança dos ciclistas

O Secretário Zeno Gonçalves anunciou que a primeira fase acontecerá no Dia Nacional do Ciclista, em 19 de agosto, na viação Marechal. As cinco empresas que atendem o DF estão confirmadas

A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) manteve o compromisso com os ciclistas de Brasília e dará continuidade ao programa de treinamento voltado para motoristas das empresas de ônibus que circulam pela capital federal. O objetivo da iniciativa é capacitar os condutores para melhorar a convivência no trânsito entre os veículos de grande porte e as bicicletas, garantindo mais segurança para todos. 

A primeira edição foi promovida em 2021, por sugestão do bikerrepórter, Afonso Ventania, ao então secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, hoje à frente da Secretaria de Obras do DF. No ano passado, em outro formato, o ex-secretário Flávio Murilo também promoveu o treinamento e foi um sucesso. 

“Os operadores das viações que atendem o brasiliense entenderam que, de fato, há a necessidade de que os motoristas de ônibus sejam mais sensíveis no trânsito, principalmente, na condução em relação ao ciclista. Afinal de contas, nós transportamos pessoas, e precisamos humanizar cada vez mais o transporte público. E, além dos ciclistas, ampliamos o foco para o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. “É um programa permanente da Semob”, acrescenta o gestor. 

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Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. – Foto: Afonso Ventania/Jornal de Brasília

O programa, que faz parte das ações da Semob-DF em prol de um trânsito mais seguro e inclusivo, terá início em uma data emblemática: no Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto. Os treinamentos contarão com a participação dos motoristas das cinco empresas de transporte coletivo do Distrito Federal e incluirão tanto a teoria quanto a prática, buscando sensibilizar os profissionais sobre os cuidados necessários ao dividir a via harmoniosamente com os ciclistas.

A cada semana, uma viação receberá servidores da Semob e ciclistas para debates sobre educação, legislação e segurança no trânsito. E, assim como aconteceu nos anos anteriores, o treinamento englobará também a importância sobre o respeito ao idoso e à pessoa com deficiência. 

As atividades serão realizadas nas garagens das empresas, com uso de bicicletas e a simulação de uma via de trânsito, em que os ônibus passam muito próximos da faixa por onde circulam as bikes. No lugar dos ciclistas, os motoristas poderão sentir como é pedalar ao lado de veículos pesados e mais velozes. O objetivo é que os condutores de ônibus sintam a mesma sensação que o ciclista sente quando um veículo passa muito próximo de quem está pedalando. 

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Foto: Afonso Ventania/Jornal de Brasília

De acordo com o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas de veículos automotores devem respeitar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar um ciclista. Também, de acordo com a legislação, deixar de reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar um ciclista constitui infração gravíssima.

O Distrito Federal, atualmente, tem a segunda maior malha cicloviária do Brasil, com quase 700 quilômetros, perdendo apenas para São Paulo. Segundo o presidente da Federação Metropolitana de Ciclismo, Júlio César Rieder (Japa da Bike), o treinamento promove uma aproximação importante dos motoristas de ônibus com os ciclistas.

“Sempre prestamos uma série de informações aos motoristas. Uma delas é que o ciclista de alta performance é proibido de andar na ciclovia devido à sua velocidade, então ele precisa dividir a pista com os carros e ônibus. Outro ponto que destacamos é que a bicicleta é um veículo como qualquer outro e, segundo o CTB, tem o direito de trafegar nas vias e rodovias do país. Numa ciclovia comum, a velocidade máxima da bicicleta é de 20 km/h, enquanto o atleta atinge até 50km/h”, explicou.

Conscientização no trânsito

De acordo com a Semob-DF, o treinamento aborda uma série de temas fundamentais para a segurança dos ciclistas, como a importância do respeito à distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassá-los, a necessidade de reduzir a velocidade em áreas com grande circulação de bicicletas, e as boas práticas para evitar sinistros nas faixas exclusivas para ônibus. Além, é claro, de destacar o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); “o veículo maior deverá sempre proteger o menor”. 

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Foto: Afonso Ventania/Jornal de Brasília

Para a secretaria, a iniciativa visa conscientizar os motoristas sobre a vulnerabilidade dos ciclistas e a importância de uma convivência harmoniosa no trânsito. Até por que ela entende que os ciclistas são parte fundamental da mobilidade urbana e é necessário garantir que todos os modais de transporte se sintam seguros ao utilizar as vias. Segundo a pasta, o treinamento é uma maneira de educar os motoristas para que atuem de forma mais atenta e cuidadosa, contribuindo para a redução de sinistros no trânsito. 

Parceria 

A ação da Semob-DF foi bem recebida pelas empresas de transporte coletivo, que vêm colaborando ativamente, ano após ano, para a realização dos treinamentos. As empresas se comprometeram a liberar parte dos motoristas para participarem das atividades e reforçar internamente a importância das boas práticas no trânsito. A partir daí, os motoristas participantes se tornarão multiplicadores e disseminarão o aprendizado entre os demais colegas. 

Os condutores estão diariamente nas ruas, e muitas vezes em situações de trânsito intenso e pressão de tempo. Por essa razão, o treinamento é essencial para que eles possam desempenhar suas funções com mais segurança e empatia, especialmente no que diz respeito aos ciclistas, que conduzem os veículos mais vulneráveis que transitam nas vias e rodovias que cortam o Distrito Federal. 

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Foto: Afonso Ventania/Jornal de Brasília

Para o diretor executivo da viação Marechal, a primeira empresa a ministrar o treinamento, na próxima segunda-feira, a iniciativa da Semob-DF é essencial para garantir o respeito e a segurança de todos nas vias da capital federal. 

“Reconhecemos nossa grande responsabilidade em garantir a segurança e o respeito tanto aos ciclistas quanto aos idosos e às pessoas com deficiência. Esse treinamento é essencial para capacitar nossos motoristas, promovendo um trânsito mais inclusivo. Reiteramos a importância de proteger os mais vulneráveis, assegurando um transporte mais seguro e responsável para todos”, afirma. 

Impacto positivo nas ruas

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas mais amplas que a Semob-DF está implementando para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Além do treinamento dos motoristas de ônibus, a secretaria também tem investido em campanhas de conscientização para a população em geral e na melhoria e ampliação da infraestrutura cicloviária em parceria com outros órgãos do GDF. 

Ciclistas e entidades representativas do segmento aqui no DF têm visto a iniciativa como um avanço importante para a promoção da segurança no trânsito. Para eles, esse tipo de treinamento é fundamental para que os motoristas compreendam as dificuldades de quem pedala diariamente nas ruas. 

“É muito importante que os motoristas profissionais de ônibus sintam na pele o que a mãe de família e o pai de família sofrem quando, muitas vezes, só tem a bicicleta como meio de locomoção e o motorista não só ameaça a vida dessa pessoa tirando fina, passando muito perto, por acreditar que a bicicleta não tem direito de circular na pista. O que é falso porque o CTB prevê o compartilhamento das vias entre bicicletas e veículos motorizados”, diz a coordenadora de Comunicação da ONG Rodas da Paz, Ana Júlia Pinheiro. 

Ela ainda complementa que os motoristas precisam entender que a diferença de tamanho e peso entre os ônibus e as bicicletas é muito grande e que sinistros podem acontecer a qualquer momento com ônus para o ciclista que pode se machucar muito ou até morrer. “Sobretudo após a pandemia quando apareceram muitos entregadores que encontraram na bicicleta seu modo de sobreviver. E derrubar um ciclista pode ser gravíssimo e a chance de morte é enorme”.

De acordo com muitos atletas do ciclismo, desde a primeira edição do treinamento, em 2022, houve uma melhora considerável do comportamento dos motoristas de ônibus nas vias do DF. É a percepção do servidor público e ciclista de alta performance, Alessandro Prado Porto. “É notório que os motoristas de ônibus, hoje, estão muito mais bem preparados. É raro o motorista passar a uma distância muito próxima. Geralmente, mudam de faixa ao passar perto do ciclista. Isso era impensável há alguns anos atrás”, comemora. 

O psicólogo e ciclista que participa de competições há décadas Rodrigo Duarte acrescenta que o programa é também uma maneira de orientar os motoristas do sofrimento psíquico em caso de um sinistro. “É mais do que salvar vidas é dar continuidade a elas. Respeitar, cuidar e proteger todos sempre, do mais ao menos vulnerável no trânsito”, conclui. 

Morador da Cidade Estrutural, o mecânico Maurício de Arruda, costuma usar a bicicleta como meio de transporte. Ele também sentiu mais respeito por parte dos motoristas de ônibus. “Não sabia que eles estavam recebendo treinamento. Então agora eu entendi porque eles estão mais tranquilos. Parabéns aos envolvidos por mudar nossa realidade. Hoje me sinto muito mais seguro quando pedalo”, celebra. 

De acordo com a experiência positiva dos ciclistas, é preciso dar continuidade ao processo de educação e mantê-lo como política pública não apenas do governo, mas do Estado para, assim, salvar vidas.

Fonte, Texto e Fotos : Afonso Ventania/Jornal de Brasilia

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
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