Rosemaria

Nos dias atuais é muito comum uma pessoa chegar aos 60 anos de vida. O que não são comuns são as trajetórias de cada um. Em sua maioria elas dedicam suas vidas na procriação e na criação de filhos, afazeres de trabalho, de fé e de tradições, as quais, ao longo dos tempos, traziam a submissão e preconceitos às mulheres, que, com sabedoria estão dizimando tais costumes.

A revolução social no tocante às igualdades entre os seres, possibilita uma maior liberdade de exposição de pensamentos, ações e opiniões, o que amplia os horizontes da criatividade e de ações com objetivo de trazer entretenimento, melhor condição de vida e de saúde às pessoas.

Uma das criaturas que se enquadra em todas estas características, chama-se Rosemaria.

Uma entre os 10 filhos de família tradicional do interior, vinda para os sonhos da nova capital.

Dormiu no mesmo berço que Brasília, alimentou-se no seio que escorria o suor do trabalho da mãe que participava da saga: construir uma capital.

Esta origem lhe proporcionou valorizar o trabalho, a arte, o ser humano e as crenças. Na arte experimentou diversas ramificações: artes marciais, dança, teatro, pintura e música. Nesta última ela melhor se identificou e destacou, uma vez que possuía talento, desenvoltura e naturalidade, tornando possível sua projeção no ambiente artístico, abrindo caminho para grandes apresentações.

Aptidão descoberta desde criança (6 anos), mas só 1984 (23 anos), surgiram as primeiras aparições em público, desencadeando uma trajetória de sucesso, do reconhecimento popular e da classe musical.

Comemorar 60 anos é muito comum, mas chegar a esta idade com dedicação, valorizando os artistas em prol da arte em toda sua amplitude, vencedora de um câncer e da covid19, precisa de reconhecimento, valorização e divulgação.

À frente da Gerência de Cultura, Esporte e Lazer do Sobradinho, há 2 anos, Rosemaria enfrenta, além das dificuldades administrativas normais: política, financeira e a desvalorização reconhecida da arte em nosso país, a tão devastadora e cruel pandemia do coronavírus que trouxe, entre os diversos males, o bloqueio impiedoso das atividades artísticas, causando padecimento geral na classe artística mundial.

Parabéns Rosemaria, pelos seus bem vividos 60 anos, por tudo que tem feito pela arte, cultura e esporte de nossa cidade, pela sua família e pela sua capital.

Colaboração: Edilson Lopes, Fotos: Camila Albuquerque