Equipes do GDF Presente vão limpar a via depois que ela tiver pronta

Depois de ficar parada por causa da pandemia do novo Coronavírus, a obra de pavimentação da pista que liga a região da Rota do Cavalo, no Núcleo Rural de Sobradinho ao Itapoã, segue em ritmo acelerado e deve ser concluída até o fim desta semana. As equipes do GDF Presente, que trabalham no Itapoã esta semana, vão lavar os trechos da pista concluídos para prepará-la para a inauguração. 

Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca 300 mil pessoas passam pelo local diariamente e, agora, vão ganhar asfalto em toda a sua extensão, de 1,5 km. “Existe uma determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Governo, José Humberto, de trabalharmos mais próximos às cidades e cuidarmos do dia-a-dia da nossa gente, para que haja mais harmonia e mais integração entre a população e os governantes”, afirmou Fernando Leite, presidente da Novacap, que esteve presente no lançamento dos trabalhos do programa no Polo Leste para essa semana.

Além de massa asfáltica, a nova via está recebendo poda de árvores, roçagem, limpeza e sinalização viária. Também no decorrer desta semana, a Novacap irá trabalhar na região do novo fórum que foi inaugurado em março deste ano. No local serão construídas baias para estacionamento público, além da recuperação de meios-fios e melhorias na praça localizada em frente ao prédio da justiça. O retorno localizado no acesso à Rota do Cavalo também ganhará paisagismo, com plantio de grama e flores ornamentais.

Concluída a região da Rota do Cavalo, os serviços do GDF Presente serão disseminados por toda a região administrativa do Itapoã, incluindo as áreas rurais, onde as estradas vicinais serão niveladas. De acordo com Marcus Cotrim, administrador regional da cidade, melhorar a urbanização de todo o DF é uma determinação do GDF.

“O GDF Presente reúne serviços essenciais, ações que impactam diretamente na qualidade de vida da nossa gente e melhora a autoestima das cidades, que sentem a presença do governo”, afirmou Cotrim. O GDF Presente também vai fazer retirada de entulhos, operações tapa-buraco, sinalização, pintura e recuperação de meios-fios e sanitização na cidade ao longo da semana. 

Mutirão no Park Way

O Park Way está recebendo um mutirão de serviços do GDF Presente que vai melhorar o dia a dia dos mais de 20 mil moradores. Recolhimento de lixo e entulho, poda de árvore, lavagem de paradas de ônibus e de Pontos de Encontro Comunitário (PECs), manutenção de parquinhos, operação tapa-buraco e troca de iluminação são algumas das ações que começaram ontem e serão feitas até o fim da semana. 

O administrador da região Kedson Rocha lembra que, como a maioria da comunidade é idosa, os moradores estão em casa devido a pandemia do novo Coronavírus. “É importante manter a cidade limpa e organizada. É uma forma de contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, destaca. “O mato alto não representa apenas sujeira, por exemplo, mas também insegurança”, reforça.

Airton Nóbrega, 64 anos, elogia o cuidado que o governo local está tendo com a cidade. “Temos notado que a cidade está mais limpa e conservada. Além disso, a administração sempre nos avisa sobre as ações, para que a gente possa acompanhar de perto”, comenta o morador da Quadra 20. “Geralmente, registramos as nossas demandas na ouvidoria, mas a administração sempre se prontificar a ajudar”, disse o advogado.

 Mais vagas

Até o fim desta semana, feirantes e clientes da Feira do Galpãozinho, do Gama, terão mais conforto e segurança para ter acesso ao local. O GDF Presente espera a chegada de massa asfáltica para concluir a recuperação do estacionamento entre a feira do Galpãozinho e a rodoviária da cidade, que vai ganhar o dobro de vagas – antes eram apenas 12. 

O local tem grande movimentação de veículos, mas capacidade limitada de lugar onde parar o carro. Presidente da feira, Antônio Acioli, 49 anos, lembra que a obra era uma demanda antiga da comunidade local. “Tenho certeza que até as vendas vão melhorar agora, pois as pessoas terão mais lugares para estacionar”, comemora o vendedor de roupas. 

 A administradora do Gama, Joseane Araújo, ressalta que o programa GDF Presente também realiza limpeza das ruas da cidade, poda de árvore, pintura dos meios-fios, tapa-buraco, entre outros. “A interação entre os órgão do governo local é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Trabalhando em conjunto temos uma força maior para resolver as demandas dos moradores”, destaca.    

Limpeza de boca de lobo  

 Para evitar alagamentos, o GDF Presente, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), está higienizado as bocas de lobo das quadras 714/715 Sul. Nove pessoas e dois caminhões realizaram o serviço nesta segunda (29). Segundo a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, a higienização das estruturas de escoamento no período de seca é fundamental para evitar a obstrução no período chuvoso. “Também é importante contar com o empenho da população que deve descartar o lixo no lugar correto. Boca de lobo não pode ser tratada como lixeira.”, aconselha. 

Caso flagre alguém descartando lixo em locais inadequados, o cidadão pode denunciar pelo site da Ouvidoria-Geral do DF, o Ouvi-DF. Basta fazer o cadastro e protocolar a manifestação. Também é possível registrar a denúncia pelo telefone 162, gratuitamente para telefone fixo e celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e sábado, domingos e feriados, das 8h às 18h, ou pessoalmente. 

 Estradas rurais

Em ritmo de preparação para o retorno das aulas, as estradas rurais do Distrito Federal estão recebendo cuidados especiais. Em Sobradinho, por exemplo, o serviço de patrolamento na pista de três quilômetros da DF-440 está quase pronto. Com ajuda do caminhão pipa, a via será molhada e compactada para reduzir a poeira. O Polo Norte também segue retirando lixo e entulho da cidade, além de realizar a operação tapa-buraco.

(*) Fonte: Ana Luiza Vinhote e Gizella Rodrigues da Agência Brasília, Edição: Carolina Jardon