O Comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, ressalta a importância da saúde do público interno para a prestação de um serviço essencial para a comunidade.

O novo Comandante destacou a questão da pandemia que impacta as instituições de segurança, especialmente, a Polícia Militar. “O foco é a saúde do policial. Vamos olhar para o policial como ser humano, que está além da farda. Vamos alinhar todas as nossas estruturas para que trabalhem para o nosso policial. Não apenas pensar no policial trabalhando para a instituição, mas a instituição trabalhando em prol do policial. Pensar na valorização do policial militar de maneira integral: mental, espiritual, emocional e física. Desde a parte de equipamentos, das condições de trabalho, ergonomia, ao treinamento”.

De acordo com o Comandante, “as prioridades, que são estratégicas, e que estão no nosso Plano Diretor, serão fielmente seguidas para que a instituição continue caminhando na direção que foi traçada pelos antecessores”.

Os “gargalos” de cada Departamento serão identificados e sanados de maneira conjunta e integrada.

“O objetivo é prestar um serviço cada vez melhor à população”.

O Coronel Vasconcelos afirmou que devem ocorrer alguns ajustes em setores da corporação com a readequação de novos comandantes, seguindo os objetivos institucionais previstos no Plano Estratégico.

Quanto ao relacionamento entre Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública, o novo Comandante enfatiza o alinhamento com os mesmos propósitos, “o Coronel Pontes já vinha desenvolvendo um trabalho muito bom, nivelado com o atual Ministro da Justiça, Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública. Vamos manter o trabalho e dar seguimento as principais políticas que estavam sendo tratadas que dizem respeito tanto a parte operacional quanto administrativa”. O Comandante enfatizou também que dará continuidade à integração entre as forças de segurança que unidas têm alcançado ótimos indicadores de segurança pública.

Por fim, o Coronel Vasconcelos ressaltou ainda que está otimista e que as expectativas são as melhores possíveis. “É o principal desafio da minha carreira. Eu venho da área de integração. O trabalho dos órgãos juntos fortalece às instituições, minimiza as fragilidades de cada um por meio da troca de experiências e o principal é que as forças crescem de maneira equilibrada, e, sobretudo, entrega um serviço melhor à sociedade”.

Perfil do novo Comandante-Geral da PMDF

O Coronel da Polícia Militar do DF, com 28 anos de serviço, é bacharel em Educação Física pela PMESP e em Direito pela Universidade Paulista. Especializou-se em Ciências Policiais e em Gestão Estratégica de Segurança Pública. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2003 a 2010. Foi comandante do 3⁰ Batalhão da PMDF e coordenador de eventos e atividades especiais da SSP/DF de 2016 a 2019. A última especialização, terminada em 2020, foi realizada na Escola Superior de Guerra do Exército de Altos Estudo e Defesa, vinculada ao Ministério da Defesa, a qual, segundo o Comandante, “foi uma abertura holística sobre o trabalho integrado entre instituições”.

Fonte: PMDF , Foto: Fábbri Pinho