Estrutura na VC-201 foi totalmente recuperada e agora é composta por 30 toneladas de aço

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

Com a estrutura reforçada, ponte oferece mais segurança para todos | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O GDF concluiu a reforma de uma ponte na comunidade rural Córrego do Ouro, na Fercal. A antiga estrutura de madeira foi substituída por uma grande armação de aço, trazendo durabilidade e segurança para as cerca de 3 mil pessoas que trafegam diariamente pelo local. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pelo serviço, estima um investimento total de R$ 250 mil.

A nova ponte possui 16 metros de extensão por 4,5 metros de largura e faz parte da VC-201, estrada localizada na porção norte do Distrito Federal. A estrutura agora conta com uma área de 72 metros quadrados formada por chapas de aço de 10 milímetros de espessura, sendo sua sustentação composta por vigas também de aço, em perfil H. Cerca de 30 toneladas do metal já foram utilizadas.

Todo esse reforço na estrutura e na composição aumentou em cinco vezes a capacidade de peso da ponte, que agora pode suportar até 30 toneladas. “Garantimos a estabilidade da ponte, que estava comprometida, além de atendermos a uma antiga demanda da comunidade; enfim, trouxemos uma solução definitiva”, explica o chefe do 2º Distrito Rodoviário do DER, Roberto Léda.

Comunidade beneficiada

A nova estrutura levará qualidade de vida a moradores, transeuntes e 320 famílias de produtores rurais da região, que utilizarão a ponte para escoar sua produção. “Vamos beneficiar muita gente das comunidades do Córrego e da Batalha”, conta administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo. “São regiões fornecedoras de hortifrutigranjeiros e onde se cria gado, auxiliando na economia do DF”.

A recém-concluída ponte na VC-201 é a terceira que o GDF reforma na Fercal desde o ano passado. Outras duas, que transpõem o Rio Maranhão e o Córrego Ribeirão, também foram alvo de serviços importantes por parte do DER e garantem um tráfego mais seguro na Região Administrativa (RA).