TOCANDO VIDAS – 20 ANOS DE HISTÓRIA

Dar dignidade e oportunidade às pessoas que estão em vulnerabilidade social, apoiar crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva na Rede de Acolhimento do DF, promover a reintegração familiar, tudo isso são exemplos do que historicamente o  Instituto Tocar veio facilitando nestes 20 anos. Esses foram os principais objetivos da organização, que desde 2001 atua em Brasília resgatando a autoestima,  potencializando o fortalecimento dos vínculos afetivos, familiares e sociais. Hoje diretamente contribuindo  para o retorno ao mercado de trabalho de adultos em situação de rua, e reintegrando-os em suas famílias e na sociedade.

Como tudo começou…

Regina Almeida, sofreu um acidente de carro  e  desse acidente desenvolveu um trauma e um processo depressivo. Sua cura ocorreu com o apoio de uma massagem Indiana que despertou curiosidade de buscar estudos sobre o poder do toque. A mesma compreendeu por meio dos estudos o que aconteceu com seu corpo após o toque, as razões de sua dificuldade afetiva com seus filhos e  que a capacidade relacional e a autoestima são desenvolvidos na primeira infância e como estímulo tátil é fundamental nesse processo. Se formou como Psicoterapeuta Corporal e Acupunturista e a partir dos conhecimentos adquiridos resolveu compartilhar as informações sobre a importância da afetividade na família por meio de oficinas de Terapia do Toque – Shantala e Shiatsu express para mães nas comunidades em situação de risco social. 

Em 1998  passou a capacitar voluntários que se dispuseram a doar o seu tempo e seu amor aplicando Shantala em crianças em abrigos do Distrito Federal e a  apoiar a disseminar essas oficinas sobre o poder do toque afetivo. Em 2001, com um grupo de voluntários, fundou o Instituto Tocar – Organização da Sociedade Cívil para atuar  na difusão, no treinamento e na implementação de terapias do toque, tais como a técnica de massagem shantala e outros métodos integrativos de assistência à saúde. O foco da atuação do Instituto Tocar são as crianças, adolescentes e famílias. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento humano, disseminar o poder do carinho, ensinar as linguagens do amor, como criar vinculo por meio da terapia do toque  e na manutenção da saúde no que diz respeito à qualidade emocional, psíquica e social de todos os envolvidos. 

No Distrito Federal, os programas de capacitação do Instituto Tocar de 2001 à 2019  formaram mais de 4.680 voluntários, além de lideres comunitários como Agentes Tocar, em  regiões administrativas de Brasília. No programa anual de suas atividades, apoia as crianças que estão sob medida protetiva acolhidas na Rede de Acolhimento do DF, totalizando até hoje 36.815 atendimentos. 

Diante da pandemia, o Instituto Tocar encontrou novas formas de tocar vidas, diante do desafio do distanciamento social, fomentou atuação dos psicólogos on-line, em parceria com a Cuidado Essencial realizou em todo o Brasil atendimentos psicológicos on-line e gratuitos no período de abril  à setembro de 2020. Contou com um grupo de 54 psicólogos (as) voluntários de excelência. Ao todo, foram 1.750 horas da equipe para acolhimento breve e emergencial, de segunda a domingo, das 8h às 23h.

Em Março de 2020 lançou a Campanha Tocar Solidário como ferramenta de trabalho em tempo de pandemia para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A campanha  levou uma conscientização e expansão da esfera individual para a nacional e mundial, e teve como fim, a melhoria da vida humana em toda parte. Essa iniciativa criou a loja social, com objetivo de apoiar os acolhidos no Alojamento SEDES – GDF, com entregas de peças de vestuário masculino, incluindo calçados e acessórios recebidos através de doações, totalizando 4.493 peças. O beneficio foi estendido com a parceria do Pátria Voluntária – Unilever  entregando 229.824 sabonetes, na prevenção e combate ao Coronavírus, apoiando outras comunidades e a Rede de Acolhimento do DF.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal (GDF) que acolheu, de abril de 2020 à 1° de janeiro de 2021, 1.131 pessoas que estavam em situação de rua, no Alojamento do Autódromo de Brasília. Além do acolhimento e do atendimento Psicossocial, eles participaram de oficinas e cursos profissionalizantes, como por exemplo: técnicas de vendas, corte e costura, cabeleireiro, garçom, jardinagem e outros, como também, aulas de português e libras. Assim, os Acolhidos tiveram a ampliação de habilidades e competências para serem reinseridos no mercado de trabalho.

E agora em 2021, o Instituto Tocar atua como efetivo agente da execução da Política de Assistência Social, apontando respaldo de legislação que fomenta o direito das pessoas em situação de vulnerabilidade social em mais um serviço “CASA DE PASSAGEM” em parceria com a SEDES – GDF, em resposta ao Edital de Chamamento Público Nº 02/2020, com o Termo de Fomento 01/2021,  para acolher e dar cidadania a adultos afastados do núcleo familiar e também a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Já foram abertas 3(três) Unidades: Tocar Taguatinga, Tocar Planaltina e Tocar Guará com atendimento a mais de 150 adultos e 15 crianças.  Essas unidades irão garantir a segurança alimentar e nutricional dos atendidos, higiene, além de capacitações que resgatem autonomias e o acesso aos direitos humanos. 

E neste dia 25 de maio de 2021 lançará o projeto Tocar a Vida Na Escola em parceria com a SEJUS, formalizado através do Termo de Fomento MROSC N.º 25/2020 (Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal/GDF) e CDCA que através de aplicação de ferramentas e estratégias, o desenvolvimento de potencialidades de 360 crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, oriundos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade na comunidade do Guará, Sobradinho II e Asa Norte. A proposta é levar a essas crianças e  adolescentes conceitos para a compreensão da importância de ter um projeto de vida, mobilização de atitudes e emprego de competências necessárias para um desenvolvimento saudável, a partir do autoconhecimento, da autoestima, reconhecimento da sua história e construção da sua identidade, na interação com suas famílias, educadores e comunidade em geral.

 Mais Ações e Projetos desenvolvidos pela organização:

· OFICINAS NAS COMUNIDADES PELO MARCO DA PRIMEIRA INFÂNCIA 2017: 119 educadores capacitados na
Casa de Ismael e na Comunidade do Gama, formados em temáticas como o poder do afeto no
desenvolvimento da primeira infância.

· 281 ATENDIMENTOS personalizados pelo PROJETO TOCAR NA REDE DE ACOLHIMENTO DF (Aldeias Infantis
e Nosso Lar) 2017, 49 crianças e adolescentes beneficiados, desenvolvida com profissionais voluntários em
28 encontros.


· CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE VOLUNTÁRIOS TOCAR 2017: Em parceira com o Cuidado Essencial
de Regina Almeida, foram treinados 27 voluntários para trabalhar em todas as ações do TOCAR na sua sede.


· O Projeto Tocar Essencial em 2016, promovendo a convivência familiar e comunitária em instituições
sociais de acolhimento para profissionais, crianças e adolescentes. Contemplou 3 instituições vinculadas à
vara da infância e ao Conselho da Criança e do adolescente do DF – CDCA. O projeto atendeu 103
crianças/adolescentes totalizando 1.455 atendimentos e 44 funcionários, totalizando 1.098 atendimentos,
como resultado final 2.553 atendimentos.


· O PROJETO TOCAR – ABRIGOS E CRECHES DO DF, que já realizou 10.506 atendimentos para 365 crianças
anualmente, totalizando 39.958 atendimentos entre 2008 e 2013;


· Participação no PROGRAMA AÇÃO GLOBAL do SESI, com oficinas para as famílias no período de 2003 a
2012;


· PROJETO AGENTES TOCAR, que capacitou 200 Agentes Tocar Multiplicadores Sociais no período de
2011/2012 em parceria com o SESI – CN, beneficiando diretamente 1.585 pessoas, em anexo comprovação
de prestação de contas final;


· Proporcionou à comunidade do Distrito Federal o PROJETO MEDITAÇÃO, com capacitação e atividades
semanais gratuitas no período de 2001 a 2012;


· Realizou o PROJETO NOSSAS CABEÇAS, no mês da Consciência Negra do DF na Feira de Economia Criativa e Etno-Desenvolvimento, em novembro de 2011, em parceria com a Petrobrás;


· O Projeto TOCAR NAS COMUNIDADES, no ano de 2009, beneficiou 600 (seiscentas) famílias;


· Desenvolvimento de Seminários no PROGRAMA ESCOLA MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL da Fundação Educacional do GDF, em 2009, para professores, monitores e pais. No mesmo programa, ofereceu para as
crianças oficinas para a autoestima e o despertar dos talentos;


· Participação no 3o FORUM EMOCIONAL do DF em 2009, que contou com a presença com mais de 300 pessoas, contribuindo para a consciência de uma vida com qualidade;


· Participação como “Parceiro do Conselho dos Direitos da Mulher do DF” no PROGRAMA FAMÍLIA LEGAL, no período de 2004 a 2008, com ações para a autoestima da mulher e com oficinas da terapia do toque para a
família;


· Participação no evento MULHER BRASIL, em março de 2008, no DF, por meio de oficinas para o desenvolvimento da autoestima e qualidade de vida da mulher;


· O PROGRAMA CULTURA DO TOQUE, que atendeu, no período de 2001 a 2007, cerca de 750 pessoas, entre crianças e idosos, de 11 (onze) instituições do Distrito Federal, totalizando 21.000 (vinte e um) mil atendimentos. Dentre os quais, 3.000 (três mil) famílias por ano, considerando que o conhecimento era
disseminado entre os demais parentes, amigos e vizinhança de todas as comunidades beneficiadas;

· Capacitou Agentes de Saúde do Distrito Federal, possibilitando, assim, a implantação da aplicação da Shantala e a conscientização da importância do afeto no desenvolvimento das crianças, em 36 postos de Saúde.  

 Saiba mais 👇

www.instagram.com/instituto.tocar

https://www.facebook.com/InstitutoTocar/

www.institutotocar.org

https://www.facebook.com/InstitutoTocar/

www.institutotocar.org