Estrada rural recuperada com a ajuda do GDF Presente

Via não pavimentada que liga a EC Catingueiro à DF-205 é nivelada com mais de 100 toneladas de brita e, em breve, receberá pavimentação definitiva

Continuando com sua missão de atenuar as consequências das intensas chuvas que vêm atingindo o DF nas últimas semanas, o GDF Presente foi até a zona rural da Fercal para atuar na manutenção de vias não pavimentadas que dão acesso à Escola Classe Catingueiro. Mais de 100 toneladas de brita foram utilizadas para o ajuste da estrada, que liga o colégio à DF-205 e possui cerca de três quilômetros de extensão.

Sete máquinas atuaram no ajuste da via, que liga a Escola Classe Catingueiro à DF-205

O material utilizado no serviço foi cedido pela Pedreira Contagem, uma fábrica de cimento e areia situada na Fercal. Sete máquinas, incluindo duas patrol motoniveladoras, atuaram no ajuste da via, como explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves: “Depositamos o material no solo com os caminhões e as patrols vieram batendo e espalhando-o, para nivelar e trazer estabilidade”.

Antônio Carlos Feijó de Carvalho, 52, possui uma chácara na região e elogia o trabalho de recuperação da estrada. “Esse material que estão usando é muito bom, os ônibus escolares e os de linha estão conseguindo passar por aqui. Temos um grupo dos moradores do Catingueiro, e o pessoal está elogiando bastante”, afirma o aposentado.

O administrador regional da Fercal, Fernando Silva, destaca a importância do trabalho realizado pelo GDF Presente para dar uma resposta rápida aos moradores da região, mas conta que já está trabalhando pela solução em definitivo. “Essa estrada está incluída no programa Caminho das Escolas, nossa previsão é que em fevereiro comece a pavimentação”, revela.

Além da recuperação da estrada que dá acesso à Escola Classe Catingueiro, o GDF Presente também está atuando em outro importante serviço na Fercal. No Queima Lençol, operários estão construindo um muro de contenção na via principal da comunidade, com o objetivo de dar suporte à terra e oferecer mais segurança aos moradores da região.

Esta é a segunda melhoria recente que o GDF Presente auxilia nas obras no Queima Lençol. Recentemente, uma obra de pavimentação em bloquetes na comunidade atingiu a marca de 75% de execução, algo que os moradores aguardavam há mais de três décadas para que fosse realizado.

Fonte: FLÁVIO BOTELHO, da Agência Brasília, Edição: DÉBORA CRONEMBERGER , Fotos: Divulgação/GDF Presente