A EJA – Educação de Jovens e Adultos carrega consigo uma grande responsabilidade de resgate e inserção de jovens e adultos nos trilhos transformadores da formação e busca do conhecimento.
Nesta perspectiva, o objetivo principal da é ensinar as pessoas que por um motivo ou diversos não puderam frequentar ou tiveram que parar de estudar por um tempo. Com essa ideia em voga, os educadores devem ser orientados a contribuir para a busca da autoestima, autoconfiança e superação por parte dos estudantes. Sabe-se que todo momento é tempo de aprender.
No Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho, as metas relacionadas à EJA são levadas muito a sério e com muita alegria e interação. A escola possui oito etapas de EJA composta por alunos que estão fazendo a diferença. Após estudos relacionados à Semana da Arte Moderna e Arte Contemporânea, eles realizarão um Sarau no próximo dia 29 com o objetivo de comemorar inesquecível semana de 1922 e homenagear artistas importantíssimos na história dos mais diversos tipos de Arte do Brasil, dentre eles estão Tarsila do Amaral, Anitta Falfatti, Chiquinha Gonzaga, Oswald de Andrade, Carlos Gomes, Villa Lobos, Mário Quintana, Manuel Bandeira e outros.
Além do Sarau, exposições de trabalhos e releituras das obras embelezarão mais o espaço, tendo como fundo musical as grandes canções dos artistas já citados.
Professores e Alunos entusiasmados com o Projeto
De acordo com a Professora Maristela Dutra, Coordenadora da EJA no CEF 07, o trabalho em conjunto fez e faz toda diferença e que o empenho, entusiasmo e dedicação dos colegas professores são importantes para o desenvolvimento e participação dos alunos.
Para a estudante Ana Victoria Rodrigues dos Santos, aluna da 7ª etapa, seria uma honra muito grande mostrar esse trabalho tão bonito sobre arte para as pessoas. Ela acrescenta que ela e os colegas estão se esforçando muito para que possam dar o nosso melhor, não só por conta do ponto, mas por poder expressar um pouco da arte, o já é uma felicidade muito grande conclui a aluna.
Na opinião de João Vitor de Sousa Norvino Silva, colega de turma de Ana Victória, participar do sarau está sendo um desafio, pois ele é tímido e o evento vai ajuda-lo bastante para que ele possa perder a timidez.
Já para Fernanda Mercês Dias , aluna e representante da 8ª etapa, tudo está sendo desafiador, pois exige trabalho em grupo, entrega e participação de todos os envolvidos. O envolvimento de todos é muito importante. Ela diz também que ainda não teve a oportunidade de ir a um sarau, mais sabe que a poesia pode libertar-nos do mal e que está sendo muito gratificante participar com todos reunidos para que saia tudo perfeito. Ela resume: Estou amando”.
De modo geral, professores e alunos estão ansiosos para o evento de amanhã e querem apresentar os resultados de suas produções nessa tão esperada sexta-feira, às 20h no amplo pátio e salas da escola.
Da Redação/ Jornal de Sobradinho e Blog do Emicles