Já estão programadas 41 operações até o feriado, envolvendo 180 agentes de trânsito

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS

Parque da Cidade, W3 do Lazer e Parque de Águas Claras terão atenção especial do departamento neste feriadão | Foto: Detran-DF

Prevendo um aumento significativo na circulação de pessoas em bares e restaurantes, no contexto de um fim de semana que emenda com o feriado da Padroeira do Brasil (12 de outubro), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) vai intensificar as ações de policiamento e fiscalização do tráfego nas principais vias urbanas, a partir da noite desta sexta-feira (9). Já estão programadas 41 operações que devem ocorrer em diversos pontos da capital até segunda-feira (12).

O reforço nas operações visa garantir mais segurança viária, coibindo a ocorrência de diversas infrações de trânsito, principalmente a condução de veículos sob efeito de álcool. Também são constantes nas estatísticas a falta do cinto de segurança, o uso do celular ao volante e a condução de veículos por pessoa não habilitada.

“Sabemos que, além das pessoas que pegam a estrada para cidades turísticas no Entorno, há aquelas que dedicam o feriado prolongado para realizar confraternizações com amigos ou familiares, na maioria das vezes regadas a um grande consumo de bebidas alcoólicas. Não somos contra as pessoas beberem e se divertirem, mas não podemos permitir que condutores alcoolizados coloquem em risco a própria segurança e a de outros usuários das vias”, esclarece o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

A ação é preventiva e vai reunir cerca de 180 agentes de trânsito em favor de um tráfego mais seguro para todos. A fiscalização se desdobrará por todo o Distrito Federal, especialmente na área central de Brasília, Sudoeste, Asa Sul, Asa Norte, Guará, Lago Sul, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Estrutural, Riacho Fundo, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Paranoá e Recanto das Emas.

Agentes também farão ações educativas em pontos estratégicos do DF | Foto: Detran-DF

“Estamos alertas e faremos ações pontuais em locais previamente estudados pela nossa equipe de inteligência, além das ações rotineiras em que a fiscalização já efetua diariamente. Nosso objetivo é que a população do DF possa ter um feriadão de muito descanso, sem se descuidar da segurança no trânsito e preservando a vida, que é o nosso bem maior”, enfatiza o diretor substituto de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Luiz Carlos Souto.

Educação

Durante o fim de semana prolongado, o Detran-DF também fará ações educativas em locais onde há maior concentração de público, como no Parque da Cidade, na W3 do Lazer e no Parque de Águas Claras. Nestas ações a mensagem educativa será mais direcionada aos cuidados com as crianças e os adolescentes no trânsito.

Cronograma de ações educativas:

Região administrativa contempladaEndereçoDataHorárioDetalhamento das atividades
BrasíliaParque da Cidade10/10Sábado8h às 12hA ação educativa será direcionada às crianças  que receberão orientações sobre os comportamentos seguros  enquanto pedestres, ciclistas e passageiros.  Serão montadas tendas educativas, exposição de viaturas e entrega de material educativo.
Águas ClarasParque de Águas Claras12/10Segunda-feira8h às 12hA ação educativa será direcionada às crianças,  que receberão orientações sobre os comportamentos seguros  nas vias.  Serão montadas tendas educativas, exposição de viaturas e entrega de material educativo  e brindes.
Vicente PiresColégio Magia de CriançaRua 10 A14/10Quarta-feira14h às 15hRealização de ação educativa na escola, por meio de jogos educativos,  alertando sobre os cuidados necessários na circulação em via pública e no interior dos  veículos.
TaguatingaColégio BiânguloQNJ 22 Lote  34/3515/10Quinta-feira14h às 15hRealização de ação educativa na escola, por meio de jogos educativos,  alertando sobre os cuidados necessários na circulação em via pública e no interior dos  veículos.

* Com informações do Detran-DF