Com o aumento da taxa de transmissão da covid-19 no DF, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) teme que o GDF decrete lockdown às vésperas do Natal, quando os empresários locais esperam recuperar parte das perdas acumuladas com a crise de 2020. 

O Sindivarejista iniciou uma campanha para pedir que lojistas sejam mais rigorosos no cumprimento das normas sanitárias para tentar conter o avanço da covid-19. Em vídeo, o presidente da entidade, Edson de Castro, fez um apelo para que comerciantes sigam estritamente regras como uso de máscaras e medição de temperatura. 

“Nos últimos dias, os casos do novo coronavírus vêm aumentando, o que preocupa não apenas o setor produtivo, mas toda a sociedade. Há risco de uma segunda onda da covid-19, o que é altamente preocupante”, afirmou.

“Um novo lockdown (fechamento de lojas), faltando poucos dias para o Natal, poderá ser muito prejudicial ao comércio. Desde março, foram fechadas mais de 750 empresas no DF e demitidas cerca de cinco mil pessoas. O consumo desabou numa capital com mais de 350 mil pessoas sem emprego. Outra edição do lockdown só irá agravar o cenário, com graves consequências porque é em dezembro que as lojas mais vendem. O último Natal, por exemplo, injetou R$ 500 milhões no comércio do DF. Agora, estima-se R$ 300 milhões por conta da pandemia”, acrescentou.

Outra preocupação do setor é que mais segmentos do comércio tenham restrição de horário de funcionamento, como ocorreu com bares e restaurantes.

Fonte: Alexandre de Paula / Coluna CB Poder – Paula Rafiza/ESP. CB/D.A PRESS