2018 foi um ano mágico para o Sobradinho. Sob o comando do técnico Victor Santana, o Leão da Serra desbancou os favoritos Gama e Brasiliense e faturou o seu terceiro título candango depois de uma “seca” de trinta anos sem conquistas. A equipe que tinha Michael no gol, Gustavo Rambo na zaga, Andrezinho e Dionatan nas laterais, Geovane e o jovem João Manoel no meio de campo tinha como destaques a afinada dupla de ataque, composta por Mirandinha e Michel Platini. Juntos, os goleadores balançaram as redes doze vezes, cabendo a Platini o título de artilheiro do Campeonato.
Mas nos anos seguintes, o Sobradinho não exibiu o mesmo futebol e o desempenho assim como os velhos problemas financeiros voltaram a assolar o Leão. Em 2019, o clube caiu nas quartas de final para o Real Brasília. Em 2020, o alvinegro foi eliminado na primeira fase com o oitavo lugar. E em 2021, o Sobradinho seria rebaixado para a Segunda Divisão com uma campanha abaixo da crítica. Em 2022 o time tentou o acesso, mas não conseguiu a classificação para as semifinais. Para piorar, em 2023 o Sobradinho foi chacota do Candangão Série B ao perder todos os jogos, alguns por goleadas superiores a dez gols sofridos.
Com a renúncia de Túlio Lustosa do cargo de Presidente do Sobradinho, um grupo ligado ao Deputado Distrital Ricardo Vale reassumiu o Leão da Serra e desde então vem trabalhando para recolocar o alvinegro de volta aos trilhos. E na montagem do elenco qualificado que tem apresentado até o momento está Mirandinha (foto acima). Anunciado como reforço para a temporada, o agora veterano atacante falou a reportagem sobre a emoção de voltar a vestir a camisa listrada que subiu ao lugar mais alto do pódio em 2018: “Pra mim é uma honra poder voltar a vestir a camisa do Leão da Serra. Foi onde estive em 2018, graças à Deus pudemos ser campeões, pudemos fazer uma excelente campanha desbancando excelentes equipes e fazendo com que o Sobradinho voltasse a ser campeão. E agora eu espero, junto com os meus companheiros, conseguir colocar o Sobradinho na primeira divisão novamente, lugar de onde ele nunca deveria ter saído. O elenco está sendo bem preparado, bem montado, e se Deus quiser, a gente vai conseguir ter êxito nesse acesso. Vamos trabalhar muito não desmerecendo qualquer adversário, a gente sabe que a Segunda Divisão de Brasília não é fácil como muitos acham” disse.
O atacante vai reencontrar no elenco dois parceiros daquela equipe, o lateral direito Andrezinho e o volante Geovane. Ele também relembrou com carinho a parceria com o artilheiro Michel Platini naquela equipe. Além de entrosados dentro das quatro linhas, a amizade segue fora de campo até os dias de hoje: “Meu irmão dentro e fora de campo. Eu e o (Michel) Platini tivemos muito entrosamento e êxito naquele ano. Tanto que ficamos amigos um do outro fora do futebol, e a gente sabe o tanto que esse entrosamento, essa amizade às vezes fora de campo pode ajudar também dentro de campo. E graças à Deus naquele momento a gente pôde estar bem próximos e bem unidos pra conseguirmos fazer aquele grande ataque que graças à Deus culminou no título”.
Mirandinha também acompanhou com tristeza a queda do Sobradinho nos anos seguintes à conquista. Para ele, faltou aos dirigentes que respondiam pelo comando do Leão mais compromisso e profissionalismo: “É um sentimento de tristeza, né? Porque a gente foi tão feliz no clube e aí a gente vê as pessoas que pegam o clube pra brincar de fazer futebol, não levam a sério, fazem as coisas de qualquer jeito. Mas no futebol tem isso, nem todo mundo leva a sério como deveria” criticou.
Infelizmente para o lamento dos torcedores do Sobradinho, o Leão da Serra não poderá jogar em seu estádio, o Augustinho Lima. Abandonado pela administração pública (hoje é vinculado à Secretaria de Esportes), o local que já foi palco de muitas glórias do clube não serve sequer para abrigar treinos. Por este motivo, a Diretoria decidiu levar toda a estrutura para o Gama. Mirandinha acredita que isso pode ser um empecilho para a apaixonada torcida do Sobradinho: “Ah, com certeza (vai atrapalhar). Eu lembro que em 2018 a presidência conseguiu fazer um mutirão e uma correria muito grande para reabrir o Augustinho Lima, o gramado…isso nos ajudou bastante porque o torcedor apoiou, o torcedor ia lá nos ajudar. Hoje infelizmente isso não será possível, o estádio lá está fechado há um bom tempo e a gente sabe que precisa muito do apoio da torcida. E como Brasília acaba sendo muito pequena, a gente sabe que neste momento onde o Sobradinho for atuar a torcida vai poder ajudar de qualquer forma”.
Finalizando a entrevista, Mirandinha deu um recado para a torcida do Leão da Serra, chamando os apaixonados do Sobradinho para voltarem a apoiar o clube a fim de brigar pelo acesso à elite em 2025: “Acho muito importante frisar o quanto a torcida do Sobradinho merece esse acesso. Ele que tanto nos abraçou em 2018 eles merecem, o povo de lá ama muito futebol e nada mais justo que o Sobradinho voltar para a primeira divisão. Quero que essas pessoas possam voltar a apoiar, a ter alegria em incentivar o clube. As pessoas que estão à frente agora são pessoas competentes, corretas, você tira pela qualificação do elenco que está sendo montado, né? Que o torcedor tenha novamente a vontade de vestir a camisa, a acompanhar, a vibrar e em nome de Jesus, vamos voltar a dar alegrias para eles”.
Fonte: Marcelo Goncalo/dfesportes.com, Fotos: Arquivo pessoal