Rota importante para o agronegócio do Centro-Oeste do país, principalmente devido ao tráfego intenso de veículos de carga, a BR-020 conta agora com um novo trecho de pistas restauradas em Brasília-DF. No último dia (9), o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, entregou 17 quilômetros de revitalização no segmento entre Planaltina e a divisa com o estado de Goiás, do quilômetro (km) 25,6 ao km 42. O investimento foi de R$ 3.807.587,92.

Na pista esquerda da rodovia duplicada foram realizados os serviços de reparos superficiais e profundos, fresagem descontínua e de recomposição do revestimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Também foi feita a revitalização do revestimento com a aplicação de microrrevestimento asfáltico na faixa direita e terceira faixa, onde o tráfego de veículos de carga é mais intenso. Após a conclusão da intervenção na pista foi implantada a sinalização horizontal definitiva.

Além da restauração, o contrato prevê ainda a execução da manutenção e conservação rotineira da rodovia em Brasília (entre o km 25,6 até o km 57,9), e no estado de Goiás, no trecho que compreende o quilômetro zero e o km 252,5 na divisa com o estado da Bahia, totalizando 284,8 quilômetros. A conclusão da obra proporciona, principalmente, o aumento da vida útil do pavimento permitindo, assim, que ele suporte, de forma adequada, o volume intenso de veículos.

Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT