Duas exposições com fotografias e aquarelas poderão ser conferidas pelo público até o dia 6 de setembro

Aquarelas Francisco Régis.jpg

O projeto Leitura, arte e inclusão: cultura para um mundo melhor chega a sua etapa final com a montagem de duas exposições com fotografias e aquarelas na Biblioteca Pública de Sobradinho I e na Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa (BECERB) até o dia 6 de setembro. As mostras são resultado de um outro projeto, A vida com os livros, que recolheu quase um milhão de livros em pontos de coleta espalhados em postos de combustível durante dez anos. O trabalho resultou ainda em uma revista e ações de leitura, arte e inclusão em outras três bibliotecas públicas do Distrito Federal.

As pinturas e fotos ficam na Biblioteca Pública de Sobradinho I até o dia 22/8 e podem ser conferidas de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 9h às 16h. Entre os dias 24/8 e 6/9, a exposição estará montada na Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa (BECERB), em Sobradinho, das 8h às 23h. No dia 24/8, das 10h às 11h45, haverá projeção de vídeo, dança em cadeira de rodas, contação de histórias e palestra facilitada pela criadora do projeto, Carmen Ganzelevitch Gramacho, inclusive com a participação de intérpretes de libras. As atividades são voltadas para crianças, jovens e adultos. A entrada é gratuita. O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Será também distribuída ao público a revista Palavra Mágica, com reportagens que revelam como as bibliotecas podem contribuir para mudar a vida de crianças, jovens e adultos. Ilustrada com aquarelas e fotografias, a revista traz ainda trechos de poemas de grandes autores brasileiros e depoimentos comoventes de alunos de escolas públicas. Um deles é o da pequena Lúcia, de 11 anos. Ela conta que chegou a repetir o 2º ano duas vezes porque não sabia ler direito. “Agora leio dois, três, até quatro livrinhos por semana. Se Deus quiser vou passar de ano, a professora disse que eu sou inteligente”, afirma. Já para Kayron, 11 anos, a leitura gerou um cidadão consciente. Ao ser questionado se ele acha que o Brasil tem jeito, responde: “Acho. Quando os brasileiros escolherem melhor os seus representantes.”

Leitura, arte e inclusão: cultura para um mundo melhor é um projeto dedicado a incentivar a leitura, a fruição de diferentes linguagens artísticas, a inclusão de pessoas com deficiência e o combate ao bullying.

Doação

A vida com os livros conta a história de 12 das mais de 180 bibliotecas que Carmen Gramacho montou no DF e Entorno — trabalho realizado ao longo de dez anos e que contou com enorme participação dos brasilienses. Foram doados quase um milhão de livros nos pontos de coleta espalhados em postos de combustível.

O público poderá conferir fotografias da artista visual Clara Molina; aquarelas do ilustrador Francisco Régis; contação de histórias com a psicopedagoga e escritora premiada Lair Franca, que tem diversos livros infantis sobre respeito, valores e afeto, com foco em inclusão de pessoas com deficiência e bullying; e Marina Anchises, museóloga e dançarina com paralisia cerebral, que apresenta um duo de dança com o coreógrafo Rafael Tursi. A dupla é ganhadora de diversos prêmios de dança, teatro e arte inclusiva.

Durante as palestras, Carmen Gramacho comenta sobre as crianças, jovens e adultos beneficiados pelo convívio com os livros, nas diversas comunidades com que esteve em estreito contato antes, durante e depois da montagem das bibliotecas.

O mesmo evento já ocorreu na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, que atende pessoas com deficiência visual, e na Biblioteca Pública de Ceilândia, na Ceilândia Norte.

SERVIÇO:

1) Leitura, arte e inclusão: cultura para um mundo melhor

Exposição: Até 22 de agosto de 2023 (segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 9h às 16h)

Local: Biblioteca Pública de Sobradinho I (Área Reservada 05, Quadra 08 – Sobradinho I – DF)

2) Leitura, arte e inclusão: cultura para um mundo melhor

Exposição: De 24 de agosto a 6 de setembro de 2023 (segunda a sexta, das 8 às 23h)

Vídeo, dança em cadeira de rodas, palestra e contação de histórias (com intérprete de libras): 24 de agosto (das 10h às 11h45)

Local: Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa – BECERB (Quadra 4, Área Especial 4 – Sobradinho/DF)

Atividades voltadas para crianças, jovens e adultos. Entrada gratuita.

Fonte: Crédito das fotos: Clara Molina/Divulgação, Aquarela: Francisco Régis