O brasiliense Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) voltou ao Brasil (24/8), depois de defender a seleção brasileira no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Nairóbi, no Quênia, encerrado no domingo (22). E já está confirmado para disputar os 200 m, 400 m e o revezamento 4×400 m misto do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, que será disputado de sexta-feira (27) até domingo (29), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo (SP).


Vinícius foi uma grande surpresa no Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports Sub-20, em maio, em Bragança Paulista (SP). Aos 16 anos, completados no dia 9 de março, ele venceu os 200 m e os 400 m, obtendo o índice exigido nos 400 m para o Mundial de Nairóbi, onde foi o atleta mais jovem da equipe. Pelo desempenho, que incluiu ainda a medalha de prata no 4×400 m, ele foi eleito o destaque masculino na competição.


“O Mundial foi um aprendizado importante. Não imaginava conseguir o índice porque sou novo e acredito que tenho muito a evoluir”, disse o corredor, que está no primeiro ano da categoria sub-18. Ele treina atletismo há apenas 3 anos na estrutura montada pelo casal João Sena e Gianetti de Sena Bonfim, em Sobradinho (DF).


Vinícius é um dos 14 atletas inscritos na competição pelo Centro de Atletismo de Sobradinho. “O Brasileiro Sub-18 é importante e o Vinícius vai competir bem. Ele é jovem e vai se recuperar a tempo da viagem do Quênia ao Brasil”, comentou Gianetti, que foi uma das treinadoras da seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


O corredor descobriu o esporte numa brincadeira. Ele participou da Corrida de Reis na categoria mirim, em 2017, quando tinha 12 anos. “Entrei na prova com amigos e ganhei o maior prêmio, que era uma bicicleta. No ano seguinte, fui indicado para treinar para valer”, lembrou o atleta, que mora em Planaltina e viaja normalmente 20 km de ônibus de segunda-feira a sábado para treinar em Sobradinho.

Outro atleta que disputou o Mundial Sub-20 com idade para participar do Brasileiro Sub-16 é o paranaense Renan Gallina, de 17 anos, que lidera o ranking nacional da categoria nos 100 m, com 10.59 (1.6). Ele disse, porém, que não deve competir pela AA Maringá (PR). “Vou chegar muito em cima da hora e prefiro descansar um pouco”, afirmou.

Fonte: Regys Silva /surtoolimpico.com.br