A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu um passo inovador nesta quarta-feira (16/10) com o lançamento do aplicativo Adasa.Digital. Agora, os cidadãos podem acessar diversos serviços da Agência de maneira rápida, segura e a qualquer hora.
A plataforma mobile da Adasa, que pode ser acessada por meio da credencial do Gov.br, permite a redução da burocracia, interatividade e transparência. Entre as informações que podem ser conferidas no aplicativo, estão o acompanhamento de solicitações de outorgas prévias, dados dos reservatórios e do Sistema de Chuvas Urbanas Intensas no Distrito Federal.
A funcionalidades do Adasa.Digital foram apresentadas pelo chefe do Serviço da Tecnologia da Informação e Comunicação da Agência (STI), Geraldo Bracellos, que destacou a importância da transformação digital para modernizar os serviços púbicos.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, enfatizou que a digitalização dos serviços públicos não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. “Buscamos prestar um serviço público de excelência e alinhado com o desenvolvimento tecnológico. O parâmetro da Adasa é bem elevado, é não é por uma questão de satisfação pessoal, mas de reconhecimento da nossa obrigação, porque o cidadão merece e paga por isso. Nós temos a obrigação de estar 24 horas por dia buscando formas de levar até ele um serviço ágil e eficiente”, destacou.
Durante sua fala, o diretor Apolinário Rebelo destacou marcos importantes na evolução da tecnologia e enfatizou a necessidade de a Agência estar alinhada com os rápidos avanços desse setor. “Hoje, mais do que nunca, temos a necessidade de estar absolutamente sintonizados com a inovações tecnológicas e a Adasa faz esse esforço”. Ele também mencionou que, ainda nesta semana, toda a equipe se reunirá para definir quais plataformas de tecnologia a Agência precisa e usará para impulsionar o processo de inovação da instituição. “Queremos colocar a Adasa à altura dos seus desafios”, completou.
O diretor Félix Palazzo reforçou a necessidade de ferramentas digitais para atender às demandas atuais. “Atualmente, é impensável realizar qualquer coisa produtiva que que não tenha uma cara digital. A Adasa está atenta a essa realidade e caminhando nessa direção. Não basta que tenhamos uma excelência na capacidade de conhecimento e produção se não tivermos ferramentas para colocar essas informações à disposição dos cidadãos”.
O diretor Rógério Rosso, grande incentivador do desenvolvimento da nova plataforma da Agência, parabenizou a equipe da STI pela criação do aplicativo e ressaltou a importância da sociedade ter conhecimento do Adasa.Digital. “Lá estão informações desde as mais simples, porém importantes, às mais complexas. É um serviço que é atualizado diariamente e que a população precisa conhecer”.
O evento de lançamento foi prestigiado por diversos veículos de comunicação e funcionários da Agência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) – aci@adasa.df.gov.br